domingo, 14 de agosto de 2011

Escotismo Capixaba


História do Escotismo Capixaba

O relato abaixo conta um pouco das origens do Escotismo Capixaba, e é baseado em informações obtidas através de alguns de nossos companheiros.
Infelizmente não possuímos todos os registros históricos que comprovem estes fatos, mas acreditamos que o texto retrata com fidelidade momentos importantes dos primeiros passos do Movimento Escoteiro no Espírito Santo.
As Origens
O Escotismo foi fundado oficialmente no Estado do Espírito Santo em 14 de junho de 1915, graças a um ofício da "Associação de Boys Scouts de Victória", criada pela Missão Batista do Espírito Santo.
Tanto o Escotismo, a religião Batista e o Colégio Americano Batista de Vitória possuem exatamente o mesmo mestre no nosso Estado: o Reverendo Loren Reno.

Em 31 de março de 1930, o Movimento Escoteiro foi oficializado no Espírito Santo pelo Decreto 10.072, introduzindo-o nas escolas e fundando uma Escola de Chefes.
A oficialização do Escotismo se deu graças aos esforços do Professor Eduardo de Andrade e Silva, auxiliado pelo Professor Aflordízio de Carvalho. Dizem que o Padre Gomes Cardin também trabalhou na fundação do movimento no Estado, ensinando ou sendo autor da canção "Ongle" (Ongle, ongle, ongle, biribiti ongle, biribitiau - cadafau, fau, fau...).
A oficialização do Movimento Escoteiro no Espírito Santo fez com que todas as professoras ligadas à rede municipal de ensino fossem obrigadas a serem bandeirantes e dirigissem uma Tropa Feminina ou uma Alcatéia de Lobinhos.
Escola de Chefes
A Escola de Chefes era o Campo do Piratininga ou das Pitangueiras (não temos certeza), onde hoje fica o Porto de Tubarão. Um chefe ia para lá sem saber amarrar sequer os sapatos e, depois de um mês acampado, com direito a visita dos familiares apenas nos finais de semana, saía com todos os conhecimentos técnicos necessários (que, apesar das vantagens que muitos antigos pregam, em geral é inferior aos dos dias de hoje!). Não sabemos como o Campo Escola acabou.

Havia uma sede geral onde os Escoteiros se reuniam todas as noites. Tinha uma mesa de pingue-pongue, cantos para adestramento (termo não mais utilizado nos dias de hoje) e todos se reuniam lá, praticando o adestramento necessário; todas as Patrulhas de todos os Grupos Escoteiros, que eram mais numerosas que nos dias de hoje. Nos finais de semana, invariavelmente, havia acampamento.
Curiosidades 1

A esposa do Chefe Eduardo foi a responsável pela implantação das Bandeirantes no Estado. Era uma especialista em educação e foi ela quem empurrava o Chefe Eduardo para a frente. Ela foi a autora do Hino do Escoteiro Capixaba.

Hino do Escoteiro Capixaba
O hino tem uma canção conhecida, cantada, inclusive, na época da 2ª Guerra:

(introdução vocal)
Escoteiro Capixaba, é preciso que se saiba,
É obediente e é gentil.
Uma vida nova cria, com coragem e alegria,
Tudo em prol do seu Brasil!

(Refrão)

Escoteiro Capixaba,
Alerta, e Sempre Alerta
Para um porvir melhor
Nosso Brasil já desperta (2x)

No Brasil o Escotismo, despertando o civismo,
É escola de ação.
Pregando a fraternidade, vai guiando a mocidade
Preparando o cidadão.
Se tu és por Deus fadado, serás, oh torrão amado,
Sempre forte e varonil!
Confia em teu Escoteiro, que da paz é pioneiro
E muito ama o seu Brasil

(Refrão)
Alguns anos depois...
Entre 17 e 25 de Junho de 1939, houve o Ajuri Inter-Estadual na Quinta da Boa Vista, e nossos Escoteiros se fizeram presentes. Manoel Rocha e Washington Cypreste também foram, mas o saudoso Chefe Xisto não, pois não tinha idade suficiente, ainda!
Esse Ajuri foi aberto por Getúlio Vargas, que conversou com os Escoteiros capixabas, deixando o Washington apaixonado por Getúlio até o final da vida.
De canções naquela época tínhamos jóias. Além dos hinos e do Quebra-Coco (essa canção tem exatamente as mesmas notas do hino "Alerta!".

Obs.: Ajuri é um termo utilizado na época por Escoteiros no Brasil que significa encontro ou reunião. Hoje os antigos Ajuris são chamados de Jamboree.
A Segunda Grande Guerra
Um acontecimento marcante foi a Segunda Grande Guerra. O que ocorreu foi que os Escoteiros Capixabas foram chamados de "Guardiões do Brasil", pois eles ajudaram na fiscalização das praias, alertando as autoridades se viam fogueiras acesas à noite.
Conta-se que que havia um campo de concentração nazista em nosso estado e um submarino chegou a uma das nossas praias (parece que foi em Marataizes).
Não se tem registros que confirmem essas afirmações, mas em Domingos Martins há muitas evidências disso, pois era lá onde judeus alemães se refugiaram no nosso estado.
Curiosidades 2
Na década de 60, vimos o Movimento Bandeirante crescer. A Bandeirante Rosaura Duarte fez uma jornada para a Bahia, com centenas de quilômetros percorridos a pé. Rosaura tornou-se uma das nossas últimas "Corujas" (o equivalente dos nossos Akelas) de Fadinhas (equivalente aos Lobinhos).
Nossos Chefes
Seria difícil lembrar de todos os grandes Chefes Escoteiros que já passaram e ainda estão em nossa Região. Sabemos que muitos já se foram e estão no "grande acampamento" com o Senhor, mas sempre guardaremos com carinho o trabalho e o legado deixado por eles. Outros, apesar de "aposentados" do Movimento Escoteiro levarão consigo a chama do Escotismo no coração e o nosso respeito por seu trabalho para o resto da vida.
A principal mensagem que poderíamos deixar é para aqueles que ainda trabalham pelo nosso ideal: Não desanimem pois seu trabalho é de suma importância para as gerações que ainda estão por vir !
Chefes, saibam que os jovens que tiveram o prazer de sua convivência procurarão colocar em prática todos os ensinamentos e, se Deus permitir, terão a chance de partilhar com outros no futuro as experiências de vida obtidas com o Escotismo.


Visite o site e conheça mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário